RN volta a registrar chuvas acima de 100mm nas últimas 24h; confira

 

Foto: Elisa Elsie – Assecom/RN

O acumulado de chuvas das últimas 24h superaram os 100 milímetros (mm) na região Oeste do Estado. De acordo com o Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), em Almino Afonso, choveu o equivalente a 112.2mm, Martins 82.4mm e Antônio Martins 73.8mm. Os dados referem-se ao período entre às 7h da quarta-feira (29) até às 7h desta quinta-feira (30).

Conforme dados da Emparn, o município de Currais Novos, região Central potiguar, registrou 65.0mm nas últimas 24h. Já Florânia teve precipitação de 28.2mm e Angicos 27.8mm.

Em Pedro Velho, região Leste, choveu 52.2 e em Nova Cruz, Agreste do Estado, registou 40.0mm.

Reservatórios 

Segundo levantamentos realizados pelo IGARN, o Rio Grande do Norte já possui águas em seus reservatórios suficientes para abastecer o Estado até a chegada do próximo inverno, em 2024. O órgão informa que os principais reservatórios potiguares estão com 45,18% de água acumulada, com um volume de 1.942,96  bilhões de m³ de água.

Dos 47 reservatórios com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos monitorados pelo Igarn, destaque para a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior barragem do RN, com um volume de 1.197,44 bilhões de m³ de água, de água, correspondente a 50,46% da capacidade total. Em seguida aparecem Santa Cruz do Apodi, com 40,10%, tendo 240,47 milhões de m³ de água acumulada. Segundo Auricélio Costa, as águas que caíram no Rio Grande do Norte já nas primeiras precipitações do inverno trazem perspectivas para o semiárido potiguar em 2023.

Alerta

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) permanece o alerta de chuvas e ventos intensos para o Rio Grande do Norte. Dessa vez, o alerta, válido até às 10h, desta quinta-feira (30), atinge a regiõão do Oeste potiguar.

De acordo com o Inmet, para as cidades sob esse tipo de alerta, a recomendação é em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Caso haja algum problema, o Inmet orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199 e, com o Corpo de Bombeiros no 193.

Tribuna do Norte

Comentários