Bolsonaro deixa sede da PF após prestar depoimento por cerca de 2 horas

 

Foto: Tom Molina/AFP /GZH

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou a sede da Polícia Federal, em Brasília, após depor por cerca de 2 horas no inquérito que investiga quem são os autores intelectuais dos ataques golpistas às sedes dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro. Ele havia chegado pouco antes das 9h e deixou o prédio por volta das 11h. Estava acompanhado dos advogados Paulo Cunha Bueno e Daniel Tesser, além do ex-secretário de Comunicação Social Fábio Wajngarten.

A oitiva foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes após pedido apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Bolsonaro foi incluído no inquérito por ter compartilhado, dois dias após os atos antidemocráticos, um vídeo que sugeriu, sem apresentar provas, que a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi fraudada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A intenção dos investigadores foi a de ouvir as explicações de Bolsonaro sobre a postagem compartilhada por ele, além da sua eventual participação na produção da chamada “minuta do golpe”, documento encontrado na casa do ex-ministro da Justiça de seu governo Anderson Torres. O material foi apreendido pela PF durante as investigações após os atos golpistas. Pelo texto, um estado de defesa poderia ser instituído, a fim de alterar o resultado das eleições presidenciais do ano passado.

O ex-presidente também seria questionado sobre sua inação a respeito dos acampamentos golpistas montados em frente a sedes de quartéis-generais do Exército em várias cidades brasileiras. Em Brasília, o acampamento é apontado como base para os radicais que participaram dos ataques de 8 de janeiro. Pessoas que estavam no local acabaram presas no dia seguinte.

O Globo

Comentários