Enchente do rio rompe pontes de acesso as cidades do Vale do Açu

Uma estrada não pavimentada que liga a cidade de Pendências a municípios da Região da Costa Branca no litoral, rompeu nesta sexta-feira (7) por conta de uma cheia do Rio Piranhas-Açu, que foi provocada pelas chuvas intensas recentes no estado.

O trecho acabou destruído por volta das 8h. De acordo com a secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Município, houve um aumento considerável no nível do rio nas últimas horas.

"Em decorrência das ultimas chuvas na nossa região, ocorreu a sangria do Açude Mendubim [em Assú]. Como nós estamos na ponta final do Rio Piranhas-Açu, mais precisamente na foz, o nível do rio subiu bastante. Ontem [quinta], estávamos na cota de 3,41 m. Hoje [sexta] amanhecemos na cota no nível volumétrico de 3,84 m. Nosso nível de normalidade é de 2,20 m", disse o secretário Ezequias Florêncio.

Segundo o secretário, algumas medidas foram tomadas na tentativa de manter a estrutura da estrada, que amanheceu nesta sexta sendo encoberta pela água - até ter o trecho destruído.

A estrada é a principal rota de acesso do município à chamada Região da Costa Branca potiguar e é conhecida também como “Estrada do Camarão”, por ligar a zona urbana do município de Pendências a uma área onde ficam algumas das maiores fazendas de camarão do país. Pendências é uma das cidades líderes na produção de camarão em todo o Brasil.

Algumas das cidades ligadas por essa estrada são Carnaubais, Porto do Mangue, Areia Branca e Mossoró.

Acesso entre as cidades de Carnaubais e Alto do Rodrigues também está ameaçado, segundo moradores, pela alta do rio.

G1RN/Toni Martins

Comentários