Fátima Bezerra viaja hoje para China para ampliar exportações do Rio Grande do Norte

 

Foto: Everton Dantas.

A governadora Fátima Bezerra foi convidada pelo presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e embarca hoje (11) na delegação do governo federal em agenda oficial na China até o dia 15, após este período a comitiva do RN continuará cumprindo agendas até o dia 19. Nesta terça-feira também acontece a transferência oficial de cargo para o vice-governador Walter Alves.

Durante os dias de compromissos, o RN irá apresentar projetos e buscar o aprofundamento das relações bilaterais entre o Estado e o país asiático, além do fortalecimento das parcerias em áreas como a agricultura familiar, energias renováveis, logística e infraestrutura portuária e produção de melão. A chefe do poder executivo estadual irá acompanhada dos secretários do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado; do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar, Alexandre Lima; da Comunicação, Daniel Cabral e do coordenador de Desenvolvimento Energético da Sedec, Hugo Fonseca.

Na quinta-feira (13), em Xangai, a governadora Fátima Bezerra abre a agenda oficial participando da posse de Dilma Rousseff, nova presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, entidade criada pelos BRICS (grupo formado por Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul) para fomentar projetos em países em desenvolvimento. No mesmo dia, Fátima Bezerra e comitiva participam de reuniões empresariais com representantes da empresa China Communications Construction Company (CCCC), empresa estatal de construção e engenharia, além das empresas State Grid, com destaque na área de transmissão de energia e com a BYD, maior fabricante de baterias recarregáveis e de veículos elétricos do mundo.

Além de Xangai, a delegação também irá para a capital, Pequim. No sábado (15), os representantes do Governo do Estado, juntamente com a Associação Sino-Brasileira de Mineração (ASBM) irão desenvolver uma agenda de reuniões com a Associação de Investidores da China, que representa atualmente, mais de 10 mil investidores. Dia 18 a governadora Fátima Bezerra e comitiva do RN estarão reunidos com o embaixador do Brasil na China, Marcos Galvão.

Entre as pautas ao longo da missão, estarão a apresentação do projeto do Porto indústria Verde do RN, o fornecimento de turbinas eólicas, o desenvolvimento de pesquisas geológicas e a importação do camarão da espécie Vannamei, produzido em cativeiro no RN.

Baseada na redução da emissão de carbono, o Rio Grande do Norte está no radar da nova economia mundial. As oportunidades de investimentos no RN se dão nas áreas de mineração, energia, indústria, comércio, agricultura, portos e pesca. Deverão ser destacadas as potencialidades e o diferencial competitivo do Estado como o ambiente favorável para o investidor, somado à posição geográfica privilegiada na rota do comércio internacional, riqueza em minério, produção de frutas tropicais, de camarão e pescado, liderança na geração de energias renováveis e potencial para a produção do chamado hidrogênio verde.

A intenção é ampliar o portfólio de investimentos e número de empresas chinesas atuantes no RN. Atualmente há no estado duas multinacionais chinesas: a CPFL Renováveis e a CGN Brasil, de energias renováveis que possuem mais de 1 giga de projetos em implantação.

Veja mais detalhes na matéria divulgada pelo Portal 96.

Comentários