Governo ameaça cancelar patrocínio do BB à Agrishow após mal-estar por convite a Bolsonaro

 

Foto: Alan Santos/PR

O governo federal ameaçou cancelar o patrocínio do Banco do Brasil à Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), em Ribeirão Preto, após um mal-estar gerado pela presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no evento.

“Na medida em que o evento perde sua característica institucional e na medida em que houve essa descortesia com o ministro [da Agricultura, Carlos Fávaro] e com o Banco do Brasil, que iria acompanhá-lo no evento, não se justifica mais o patrocínio”, afirmou o ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta.

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER – Folhapress

Mais cedo, o ministro Márcio França (Portos e Aeroportos) contestou o patrocínio da instituição dizendo que, se os organizadores não querem o governo federal na feira, não sabia se o banco deveria continuar incentivando o evento.

Procurado, o Banco do Brasil informou que estará presente na Agrishow por meio de sua atuação comercial para realização de negócios e atendimento aos seus clientes. “O BB tomará as medidas cabíveis se, durante a feira, houver qualquer desvio das finalidades negociais previstas.

Segundo pessoas que acompanham a organização da feira, o patrocínio do BB está sendo mantido.

A organização da Agrishow, por meio de sua assessora de imprensa, informou que não vai comentar o assunto enquanto não for notificada oficialmente pelo banco.

O Banco do Brasil é um dos principais agentes financeiros que participam como expositores da Agrishow. Neste ano, o banco tem previsão de gerar R$ 1,5 bilhão em negócios na feira agrícola.

Havia expectativa de que o ministro Carlos Fávaro (Agricultura) estivesse na abertura da Agrishow, principal referência em tecnologia agrícola na América Latina —mas o ministro decidiu não participar. É tradição que o titular da Agricultura compareça ao primeiro dia de evento, especialmente no início de novos governos.

Na terça-feira (25), uma conversa entre a direção da Agrishow e Fávaro terminou em impasse. O presidente da feira, Francisco Matturro, informou ao ministro que Bolsonaro participaria da abertura e que isso poderia causar algum tumulto ou constrangimento por manifestações contrárias ao governo —o agronegócio, em sua maioria, apoiou Bolsonaro na eleição do ano passado.

A conversa desagradou ao ministro e, desde então, o governo passou a considerar não participar do evento.

A ausência frustrará o setor, já que havia a expectativa de que o titular da pasta anunciasse linhas de crédito para o agronegócio e desse detalhes da elaboração do Plano Safra 2023/24, que deve ser anunciado em junho.

Perguntado sobre a ida à feira durante um evento da Marfrig em São Paulo na quinta (27), Fávaro manteve a posição. “Desejo muito sucesso, que se repitam os recordes de comercialização e o sucesso de público.”

“O presidente da feira me ligou e perguntou se eu não achava melhor, se pudesse, ir no dia dois. Porque no dia um estariam na abertura o ex-presidente Bolsonaro e o governador Tarcísio. Disse que teria um grande evento no dia dois, mas que eu não fosse no dia um para evitar qualquer constrangimento. Recebi muito bem o recado. Compreendi e disse que não sentiria nenhum constrangimento, e que não iria no dia 1º. E iria repensar se havia possibilidade de ir no dia dois”, completou.

“Entendo que o Brasil precisa avançar. A Agrishow é uma feira de negócios, não é uma feira de palanque político. Mas, se quiserem transformar em um palanque político, é direito dos seus organizadores.”

Lulala já não era aguardado, mas havia a expectativa de que ele fosse representado também pelo seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), ex-governador paulista e que era visita habitual ao evento.

O convite para Bolsonaro visitar Ribeirão partiu do presidente do Sindicato Rural de Ribeirão Preto, Paulo Junqueira, que também preside a Associação Rural de Ribeirão e é vice-presidente da Assovale (Associação Rural Vale do Rio Pardo).

A ida à Agrishow marcará a primeira viagem do ex-presidente após retornar ao país. Bolsonaro deverá desembarcar no aeroporto de Ribeirão no início da tarde de domingo (30), mas sua agenda ainda não foi divulgada.

Ruralistas disseram que ele participará de um churrasco numa fazenda. Em redes sociais e grupos de aplicativos de celular, apoiadores do ex-presidente têm afirmado que ele poderia participar de uma motociata, de uma reunião com sua base política e até mesmo do último dia do Ribeirão Rodeo Music, que acontece na cidade.

Folha de S. Paulo

Comentários