Governo muda estratégia e decide apoiar CPI do 8 de Janeiro: “Vazamento de imagens criou nova situação política”

 

Foto: Natanael Alves / PL

Divulgação de vídeo de ex-chefe do GSI em atos golpistas selou mudança de postura da base governista no Congresso, que já avaliava como inevitável abertura do colegiado após oposição garantir apoio no Senado e na Câmara.

O governo federal decidiu mudar de estratégia e passou a apoiar a abertura da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que visa investigar os ataques às sedes dos três Poderes durante os atos golpistas de 8 de janeiro.

A crise gerada pela divulgação de imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto, que mostravam o então ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o general Gonçalves Dias, interagindo com os golpistas que invadiram a sede da Presidência, foi decisiva para a mudança no posicionamento dos governistas, anunciada nesta quarta-feira (19/04).

As imagens divulgadas pela emissora CNN Brasil aumentaram a pressão sobre Dias, que pediu demissão do cargo. O papel do GSI nos atos de 8 de janeiro vinha sendo amplamente questionado, tanto pelo governo quanto pela oposição.

O general será substituído interinamente por Ricardo Capelli, que atuava como secretário-executivo do Ministério da Justiça. Ele já havia exercido a função de interventor na área de segurança pública do Distrito Federal logo após os atos golpistas.

Terra

Comentários