Marcos Mion se revolta com fala de Lula sobre pessoas com deficiência

 

Foto: Reprrodução/Poder 360

Marcos Mion usou as redes sociais, nesta sexta-feira (21), para manifestar revolta e indignação diante de uma fala recente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na última quarta-feira (19), o presidente do país afirmou — numa reunião com ministros e governadores, em Brasília, acerca da prevenção da violência nas escolas— que pessoas com “deficiência mental” têm “problemas de desequilíbrio de parafuso”.

“A OMS (Organização Mundial de Saúde) sempre afirmou que na Humanidade deve haver 15% de pessoas com algum problema de deficiência mental. Se esse número é verdadeiro, e você pega o Brasil com 220 milhões de habitantes, significa que temos quase 30 milhões de pessoas com problemas de desequilíbrio de parafuso. Pode uma hora acontecer uma desgraça”, disse Lula, na ocasião.

A declaração do presidente foi refutada por especialistas. Pai de Romeo, adolescente de 17 anos diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Marcos Mion afirma que o discurso de Lula reforça preconceitos e estigmas e se sustenta em capacitismo, conceito ainda pouco conhecido no país e que se refere à discriminação contra pessoas com deficiência.

Marcos Mion afirma que “a comunidade autista segue sem 1 minuto de tranquilidade” e revela que ficou “chocado” com a fala do presidente. “O termo usado, já há muitos anos, é ‘deficiência intelectual’, e não ‘deficiência mental’, como o Lula usou. A gente tem que se policiar, tem que aprender e tem que se adequar. Lula se refere a essas pessoas dizendo que ela tem problemas de desequilíbrio de parafuso. Isso é só pejorativo e também incentiva outras pessoas a continuarem usando esse termo”, afirmou o apresentador do programa “Caldeirão com Mion”.

O Globo

Comentários