Ministério da Justiça prorroga por 30 dias presença da Força Nacional no Rio Grande do Norte

 

Força Nacional no RN — Foto: Elisa Elsie/Governo do RN

O Ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou por mais 30 dias a presença da Força Nacional no Rio Grande do Norte, em medida publicada nesta sexta-feira (14). A prorrogação atende a um pedido feito pelo governo do estado.

Agentes da Força Nacional foram enviados ao Rio Grande do Norte em 14 de março, devido aos ataques violentos promovidos por uma facção criminosa, que provocaram estragos em prédios públicos e privados e impactaram na prestação de serviços públicos.

Com a prorrogação, a Força Nacional deve permanecer no estado até, pelo menos, o dia 13 de maio. Os agentes continuarão trabalhando em ações de segurança para garantir a ordem pública.

A prorrogação, pelo mesmo período, também vale para a força-tarefa de intervenção na Penitenciária do Estado do Rio Grande do Norte.

Mais de 300 ataques criminosos foram registrados no estado, em março, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do RN. As ações aconteceram em mais de 50 cidades, incluindo Natal.

Segundo a polícia, os ataques foram coordenados por uma facção criminosa. O gatilho foi a transferência de chefes de um grupo criminoso para fora do estado.

Os ataques resultaram em mortes, incluindo a de um policial penal, e várias pessoas presas.

G1/RN

Comentários