Ministro do GSI vai à Câmara explicar sobre alertas dos ataques de 8 de janeiro

 

Lula e Gonçalves Dias, chefe do GSI / Foto: Ricardo Stuckert

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Marco Edson Gonçalves Dias, é aguardado pela Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 19, para falar sobre os ataques de 8 de janeiro, em Brasília. A sessão ocorrerá às 14 horas na Comissão de Segurança Pública da Casa Legislativa.

O deputado Coronel Meira (PL-PE), autor do requerimento, quer explicações do ministro sobre a alegação de que o governo federal teria recebido vários alertas quanto ao risco iminente de ataques aos prédios públicos localizados na Praça dos Três Poderes.

Um relatório sigiloso enviado pelo GSI ao Congresso Nacional mostrou que o governo federal havia sido informado sobre eventuais ataques extremistas em Brasília, no dia 8 de janeiro. A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) relatou que identificou a convocação de diversas caravanas com direção à capital federal. No texto, a agência teria informado as intenções desses manifestantes, como a invasão ao Congresso. O alerta, que foi feito dois dias antes dos ataques, acrescentava que “outros edifícios na Esplanada dos Ministérios poderiam ser alvo de ações violentas”.

O relatório é uma das principais justificativas levantadas pela oposição até agora para pedir a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista — ação que os aliados de Lula têm tentado evitar.

O presidente da comissão, deputado Sanderson (PL-RS), afirmou que o general ainda será instado a esclarecer por que o GSI ainda não disponibilizou as imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto no dia dos ataques. Tanto o Supremo Tribunal Federal (STF) quanto o Congresso já o fizeram.

Diáro do Poder

Comentários