RN já tem pelo menos cinco pré-candidatos ao Governo do Estado

 

Prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), Vice-governador Walter Alves (MDB), Senador Styvenson Valentim (Podemos), Senador Rogério Marinho (PL) e Prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (Solidariedade) – Foto: Reprodução

Faltando mais de três anos para as eleições estaduais no RN, as forças locais já andam movimento suas peças no tabuleiro político, a fim de pavimentar o caminho para a sucessão da governadora Fátima Bezerra (PT), que não poderá mais disputar a reeleição para o Executivo em 2026. Atualmente, já são especulados nos bastidores os nomes de cinco pré-candidatos, número que tende a crescer conforme o pleito se aproximar.

Um dos nomes que estão postos como pré-candidato a governador é o do vice-governador Walter Alves (MDB). Embora ele não se coloque ainda como pré-candidato, a suspeita recai diante da expectativa de que Fátima Bezerra renuncie ao mandato de governadora seis meses antes do pleito de 2026, a fim de disputar uma das duas vagas para o Senado. Caso isso ocorra, Walter assumirá o governo do RN automaticamente e deverá ser candidato à reeleição.

Embora o vice-governador evite falar sobre política no cenário atual, Walter, que é presidente do MDB no RN, vem fortalecendo o partido, filiando novas lideranças e deverá chegar ao pleito de 2026 com uma sigla ainda mais forte para apoiar a possível candidata a senadora Fátima Bezerra, bem como receber o apoio dela para o governo.

Outro que tem ensaiado uma pré-candidatura ao governo do RN é o senador Rogério Marinho (PL). Após vencer a disputa pelo Senado em 2022 contra o candidato de Fátima, o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), Rogério já começa a sinalizar que vai disputar o cargo atualmente ocupado pela petista. Caso concorra e vença, quem assume o Senado por quatro anos na vaga de Rogério é o empresário potiguar Flávio Azevedo, que é primeiro suplente de Marinho.

Fora esses dois, pelo menos três outros nomes são ventilados como potenciais candidatos a governador do RN em 2026. Um deles é o ex-deputado estadual e atual prefeito de Mossoró, Alysson Bezerra (Solidariedade). O prefeito na região Oeste tem surgido como um dos prováveis pré-candidatos, principalmente devido à aprovada gestão que vem realizando na cidade. As últimas pesquisas mostram que a administração municipal vem obtendo aprovações de quase 90% da população, o que deverá dar ao atual prefeito uma reeleição tranquila para a prefeitura em 2024.

Considerado hoje um dos grandes gestores do Rio Grande do Norte, Alysson deverá renunciar a Prefeitura de Mossoró em 2026 para disputar o governo, seguindo o mesmo caminho da sua adversária política Rosalba Ciarlini, que foi eleita governadora do RN após ser prefeita de Mossoró por três mandatos, além de senadora. O detalhe é que em 2026, caso queira realmente disputar um cargo majoritário, Alysson só poderá concorrer a governador, uma vez que ele não terá a idade mínima para disputar o Senado, que é de 35 anos já no registro da candidatura.

Terceiro colocado na disputa pelo governo do RN em 2022, o senador Styvenson Valentim (Podemos) também já tem se colocado como pré-candidato novamente para 2026. Ele já afirmou, inclusive, que diferentemente das eleições anteriores, virá repaginado, com força total e utilizando “todas as armas” necessárias para sair vitorioso na futura campanha. A exemplo do que ele chama de “armas” estão o fundo eleitoral, o fundo partidário e o tempo de rádio e televisão, ferramentas que ele se recusou a usar em eleições passadas, agarrando-se ao discurso da imoralidade do uso de recursos públicos para se fazer campanhas eleitorais.

Fecha a lista de pré-candidatos o atual prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), que está em dúvida se irá concorrer ao governo ou ao senado em 2026. Com o mandato de prefeito previsto para se encerrar em 2024, Álvaro terá pela frente o desafio de se manter vivo politicamente por quase dois anos, angariando apoios e costurando acordos para viabilizar seu nome para um dos dois cargos majoritários.

Álvaro já confirmou que tem acordo com o senador Rogério Marinho para disputar um cargo majoritário em 2026, seja de senador ou de governador do Rio Grande do Norte. Em entrevista, afirmou que há uma condição para disputar as eleições de 2026. “Se eu estiver bem avaliado”, reforçando que a intenção é concorrer ao Senado ou ao Governo do RN.

Com informações Agora RN

Comentários