RN solicita prorrogação da permanência da Força Nacional por mais 30 dias


Foto: Ney Douglas/EFE

O governador em exercício do Rio Grande do Norte, Walter Alves, enviou ofício ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, solicitando a prorrogação de apoio da Força Nacional no estado por mais 30 dias. Os agentes programa de cooperação de Segurança Pública brasileiro estão em atuação no RN desde o dia 15 de março. O pedido de adiamento foi assinado nesta quarta-feira (12).

“Cumprimentando-o cordialmente, reporto-me a Vossa Excelência com o objetivo de solicitar a prorrogação da permanência da Força Nacional de Segurança Pública, com seus equipamentos e recursos humanos na atuação na circunscrição deste Estado, em cooperação com as forças estaduais, por mais 30 dias, visando a necessidade de continuidade das operações de segurança que estão em andamento neste Estado”, diz documento assinado por Walter Alves.

Na última visita a Natal, no dia 31 de março, o ministro Flávio Dino havia afirmado que a Força Nacional ficaria no Rio Grande do Norte por tempo indeterminado, sendo avaliada a situação a cada período de 30 dias. Até nova decisão de prorrogação, a presença dos agentes que reforçam a segurança potiguar está aprazada até 14 de abril.

“É claro que a Força Nacional, por determinação legal, é sempre temporária, não existe alocação da Força Nacional para sempre, até porque seria inconstitucional, porque o governo federal não pode intervir numa área que é de responsabilidade do estado. Então, é uma cooperação federativa, temporária, mas não há previsão de cessação”, disse Dino, à epoca.

Tribuna do Norte

Comentários