Opositores de Lula lideram com folga nas redes sociais, aponta pesquisa

 

Foto: Reprodução.

Políticos de oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seguem ampliando a influência deles nas redes sociais. Dados da Genial/Quaest mostram que 8 dos 10 deputados mais populares na internet são opositores. O único governista no ranking, André Janones (Avante-MG), caiu 4 posições em relação ao levantamento anterior.

A oposição também lidera com folga no Senado. Cleitinho (PL-MG), Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Sérgio Moro (União-PR) são os 3 senadores com maior popularidade digital. Cid Gomes (PDT-CE) e Jader Barbalho (MDB-PA) são os únicos congressistas próximos ao governo que cresceram no último mês. A pesquisa da Quaest foi realizada de 1º de abril a 2 de maio. Veja o ranking:

Os temas que mais mobilizaram os políticos nas últimas semanas foram o PL das Fake News e a CPMI do 8 de Janeiro. O levantamento mostra que, nos debates do projeto que criminaliza a divulgação de notícias falsas na internet, a oposição engaja mais do que o dobro dos governistas, com 3 vezes mais comentários e 8 vezes mais curtidas.

A votação do PL das Fake News foi adiada por Arthur Lira (PP-AL) na 3ª feira (2.mai.2023) depois de um pedido do relator do projeto de lei, Orlando Silva (PC do B-SP). Ainda não há data para uma nova votação.

A derrota mostra a diferença no poder de influenciar o debate entre governo e oposição. Segundo a pesquisa, governistas falaram menos do assunto antes da votação de urgência e logo perderam espaço.

Políticos contrários a Lula fizeram 201 publicações a mais sobre o projeto do que aliados no período de 1º de abril a 1º de maio e tiveram muito mais engajamento.

Por Poder 360.

Comentários