Com Zanin, Lula se torna terceiro presidente da história com mais indicações ao STF

 

Foto: Ricardo StuckertPR

Com o advogado Cristiano Zanin, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a nove indicações de ministros para o Supremo Tribunal Federal (STF), mesmo número de João Figueiredo, último presidente da ditadura militar (1964-1985). Eles ocupam o terceiro lugar do ranking de indicações de todos os chefes de Estado brasileiros.

Na primeira posição está Getúlio Vargas (21), seguido por Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, que recomendaram, cada um, 15 nomes.

Zanin, que teve a indicação publicada no Diário Oficial da União na quinta-feira (1º), precisa ser sabatinado pelo Senado para assumir a vaga, aberta com a aposentadoria, em abril, de Ricardo Lewandowski, também recomendado por Lula.

O advogado recém-indicado precisa ser aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e pelo plenário do Senado.

Das nove indicações de Lula, oito foram de homens. Os primeiros nomes apresentados pelo presidente foram Cezar Peluso, Ayres Britto e Joaquim Barbosa, que tomaram posse no STF em junho de 2003, durante o primeiro mandato do petista.

Até o fim da primeira era de Lula na Presidência, Eros Grau, Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia também foram indicados. No segundo mandato, ele nomeou Menezes Direito e Dias Toffoli.

R7

Comentários