‘Superlua azul’ poderá ser vista nesta quarta-feira no Brasil

 

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O mês de agosto está chegando ao fim e um fenômeno natural poderá ser visto no céu de todo o Rio Grande do Norte na noite desta quarta-feira (30): a superlua azul.

Na noite desta quarta-feira (30), uma Superlua Azul poderá ser vista em grande parte do país. Apesar da referência à cor, o satélite natural não terá alteração em sua tonalidade. Esse termo é usado quando a Lua fica cheia pela segunda vez no mês.

O evento, que ocorre quando há repetição de duas luas cheias em um único mês, poderá ser visto a olho nu, caso as condições meteorológicas estejam favoráveis.

“Isso ocorre porque o ciclo lunar é menor que o nosso calendário. Ele tem uma duração de 29,5 dias, enquanto que o intervalo entre os meses do ano tem, em média, 30 a 31 dias. Com isso, temos um acúmulo de luas. A cada 33 meses, temos a ocorrência de duas luas cheias num único mês”, afirmou Cleiton Batista, do Núcleo de Educação do Espaço Ciência.

O termo superlua não é uma definição astronômica oficial, mas é usado para se referir ao perigeu, período em astro quando está mais próximo da Terra e, portanto, parece maior e mais brilhante.

Lua Azul nascerá às 17h06 desta quarta (30) e vai se pôr às 5h56 do dia seguinte. A olho nu, será possível visualizar as áreas mais claras, onde se concentram as crateras lunares, e as áreas mais escuras, onde estão os oceanos lunares – áreas planas e desérticas.

A primeira lua cheia de agosto ocorreu no último dia 1º. A desta quarta-feira (30), além de ser a segunda do mês, estará em perigeu, que é o ponto de maior proximidade da órbita lunar em relação à Terra. Ou seja, a lua estará mais próxima, quase 358 mil km do centro da Terra.

Por ser a segunda lua cheia do mês e estar em perigeu, o fenômeno recebe o nome popular de Superlua Azul. A próxima só ocorrerá em 31 de maio de 2026, mas em perigeu, ou seja, mais próxima da Terra, somente em 2037.

g1/Folhape

Comentários