Vale do Açu/Litoral: Três ex-prefeitos poderão retomar o poder em 2024

 


Abelardo Filho, Mozaniel Rodrigues e Ivan Junior: Pré-candidatos declarados já se movimentam nos bastidores. (Foto montagem TM)


 

 

Já se observa uma movimentação de ex-prefeitos do Vale do Açu e do Litoral rumo às eleições de 2024. Confiantes no recall eleitoral de gestões anteriores, destaco aqui três ex-prefeitos que estão decididos a entrar na corrida com a expectativa real de voltarem ao comando dos municípios.

O caminho, no entanto, é longo e os cenários ainda podem sofrer alterações, mas hoje o panorama político em Assu, Alto do Rodrigues e Guamaré já sabem que os ex-prefeitos vão está na disputa. Nessas cidades o clima começa a esquentar.

Assú

Com dois mandatos na bagagem (2009-2016), o ex-prefeito Ivan Junior já tentou voltar em 2020, quando disputou a Prefeitura de Assú e por minúscula diferença de 5 votos não desbancou o candidato a reeleição, prefeito Gustavo Soares (PL). O “Aviãozinho” não crava que ele será o nome a concorrer, mas, nos bastidores, ele só deve abrir mão se for para dar lugar a sua esposa Vanessa Lopes, que foi candidata a deputada federal em 2022, ou para a atual vice-prefeita Fabiele Bezerra. “Depende do cenário”, afirmou Ivan Junior.  

Alto do Rodrigues

Na terra do ouro negro, já circula informações de que o ex-prefeito Abelardo Filho (União Brasil), aos 73 anos, vai enfrentar as urnas pela sétima vez. Em todas as sondagens, o seu nome é favorito. Com isso, o atual prefeito Nixon Baracho (PSDB) indicou a candidata a vice, a sobrinha Nayra Baracho. Com está chapa a oposição teria pouquíssima chance de vitória, a exemplo do que aconteceu em 2020. O grupo de vereadores aprova a decisão do prefeito, falta somente ele declarar publicamente a chapa formada nos bastidores. E morreu Maria Preá!

Guamaré

Outro ex-prefeito do interior que disputará o pleito do próximo ano, é Mozaniel Rodrigues (PP). Ele esteve à frente do município em 2009, sendo afastado do cargo por irregularidades na chapa que tinha seu pai, o grande líder João Pedro, como vice-prefeito. Já tentou voltar, sempre com boa votação, porém não o suficiente para derrotar a “máquina” bem azeitada com milhões e milhões de receitas. Mozaniel não desiste e já está com pé na estrada visitando amigos e divulgando suas ideias para fazer Guamaré um polo de desenvolvimento no rico Litoral. Hoje o município enfrenta crescimento desordenado, com bolsões de pobreza.


Por Toni Martins

Comentários