Foto: Reprodução
O luxuoso navio de cruzeiro, que transportava 400 passageiros e tripulantes, foi atingido por uma onda gigante durante uma tempestade no Mar do Norte, nesta sexta-feira. O MS Maud estava navegando a cerca de 260 quilômetros da costa oeste da Dinamarca e a cerca de 350 quilômetros da costa leste da Grã-Bretanha quando a forte onda atingiu a embarcação, causando danos e o corte na energia.
O cruzeiro norueguês com turistas britânicos a bordo, iniciou uma expedição de 14 dias em busca das luzes da aurora boreal, partindo de Tilbury em 9 de dezembro e deveria retornar ao porto de Essex em 23 de dezembro.
Imagens mostram o momento exato em que a onda atingiu o navio. O passageiro, que gravava a imagem gerada pela câmera acoplada no convés do cruzeiro disse ao Daily Mail, que após o incidente a sirene foi acionada:
—Assim que a onda atingiu, a tela da TV apagou e o sinal de socorro da buzina do navio soou, então eu sabia que algo estava errado — afirmou o britânico.
O turista, que esperava que fosse uma “viagem difícil” depois de passar por várias outras ondas grandes, descreveu como os passageiros, mesas e cadeiras deslizaram pelo chão. Felizmente, nenhum ferimento grave foi relatado.
Segundo o porta-voz do Centro Conjunto de Coordenação de Resgate (DJRC) dinamarquês, os 266 passageiros e 131 tripulantes do navio estavam seguros. Uma loja ficou com a vitrine destruída e os produtos espalhados pelo chão.
Apesar da queda de energia, o motor principal da embarcação ainda funcionava, permitindo que o navio fosse conduzido manualmente a partir da casa de máquinas. MS Maud deixou Floroe, na Noruega, na quinta-feira e deveria chegou a Tilbury, na Grã-Bretanha, na sexta-feira.
“Neste momento, o navio confirmou que nenhum passageiro ou tripulação sofreu ferimentos graves como resultado do incidente. A condição do navio permanece estável e a tripulação pode navegar por conta própria. Após verificações de segurança e avaliações técnicas em curso, dadas as condições meteorológicas, decidimos alterar o percurso de navegação planejado. Em toda a frota, existem protocolos operacionais completos e sempre priorizamos a segurança das pessoas a bordo. “
O Globo
Comentários
Postar um comentário