Mãe reencontra filho autista após enchentes no RS: “Perdi cinco quilos”

 

O reencontro de mãe e filho depois de uma semana separados pelas chuvas no RS (Foto: Reprodução/Globo)

“Eu sou mãe do Davi. Ele tá em Sertão Santana, é autista, tá em surto, tá sem medicamento e eu tô desesperada”. O apelo aflito é de Luciana, mãe solo que mora em Gravataí e tem três filhos, incluindo Davi, de cinco anos.

“Já perdi cinco quilos nessa trajetória de ficar longe dele”, disse em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo.

No dia 1º de maio, quando começaram as chuvas que devastaram o Rio Grande do Sul, Luciana havia levado Davi para a casa dos avós em Eldorado do Sul para uma consulta com um neurologista.

Quando a cidade inteira ficou debaixo d’água, Davi foi levado junto com os avós, tios e primos para um abrigo de Sertão Santana, a 80 quilômetros da capital. Com as estradas bloqueadas, a viagem levaria 16 horas. E as notícias sobre as crises do menino autista só aumentavam a angústia de Luciana.

“Ver mães com seus filhos aqui, tirando roupa molhada do corpo depois de 48h dentro d´agua, falta vocábulo, né? Falta palavra”, desabafa Debora Saueressig, fundadora da ONG “Colo de mãe”. Em Porto Alegre, a instituição improvisou uma estrutura em uma academia de ginástica para dar apoio a famílias de crianças com autismo.

“São pessoas que têm muitas dificuldades quando a gente tem que lidar com mudanças de ambientes ou mudanças de pessoas”, explica a neuropediatra Martha Hemb. Na ONG, as crianças têm um rodízio de terapeutas e cuidados médicos especializados.

Na quinta-feira, 9, de manhã, a aflição de Luciana e Davi finalmente desapareceu em um abraço. O tempo melhorou, e mãe e filho puderam se reencontrar.

Com informações Fantástico – Globo

Comentários