Governo Trump fala em “grande possibilidade” de sancionar Alexandre de Moraes

 

Foto: Reprodução

O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, afirmou nesta quarta-feira (21) que há “grande possibilidade” de o governo dos Estados Unidos impor sanções ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Rubio foi questionado pelo congressista republicano Cory Mills sobre “o que pensa fazer” diante do que qualificou como sendo uma “deterioração alarmante dos direitos humanos no Brasil”. Ele fazia referência aos julgamentos que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados por suposta tentativa de golpe em 2022.

“Presenciamos uma censura generalizada e perseguição política dirigida contra toda a oposição, inclusive jornalistas e cidadãos comuns. O que estão fazendo agora é encarcerar o ex-presidente Bolsonaro, eminentemente por motivos políticos”, disse o congressista durante uma audiência na Câmara de Representantes, em Washington.

Segundo ele, “esta repressão se estende para além das fronteiras do Brasil, afetando pessoas em território americano”.

Por isso, Mills quis saber se Alexandre de Moraes sofrerá sanções em função da Lei Global Magnitsky, que pune estrangeiros envolvidos em violações graves dos direitos humanos ou em atos de corrupção em nível mundial.

“O tema está sendo revisado agora e há uma grande possibilidade de que aconteça”, respondeu Rubio.

O Tempo

Comentários