Moraes vota por 17 anos de prisão para réu que sentou na cadeira dele no 8/1: “Cadeira do Xandão”

 

Foto: LR Moreira/Secom/TSE

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sugeriu uma pena de 17 anos para Fábio Alexandre de Oliveira, réu pelo 8 de Janeiro que sentou em uma das cadeiras da Corte durante os atos antidemocráticos, em Brasília.

O voto do ministro especifica que, do total, 15 anos e seis meses devem ser de reclusão, e outro 1 ano e seis meses de detenção. Além disso, também fixa o pagamento de 100 dias-multa, cada um deles no valor de um terço do salário mínimo.

Oliveira responde por associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Segundo a  Procuradoria-Geral da República (PGR),  ele foi identificado por vídeos divulgados nas redes e exibidos no Fantástico, onde aparece sentado na cadeira de um ministro e grita: “Cadeira do Xandão aqui!”. Ele também usava luvas e máscara, o que indicaria intenção de confronto.

O julgamento do processo ocorre no plenário virtual da Primeira Turma, quando não há debate entre os ministros. Até o momento, apenas Moraes votou. Os demais ministros têm até 5 de agosto para apresentarem suas manifestações. Via Metrópoles

Comentários