11 praias do litoral do RN estão impróprias para banho no carnaval

 

Onze trechos de praias do litoral do Rio Grande do Norte estão impróprios para banho neste carnaval, segundo o boletim de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (13) pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema).

As praias em questão são:

Bacupari (Rua Antônio Henrique Souto) – Baía Formosa

Porto (Praça da Conceição) – Baía Formosa

Sibaúma  – Tibau do Sul

Pirangi do Sul (Igreja) – Nísia Floresta

Foz do Rio Pirangi – Nísia Floresta

Rio Pirangi (Ponte Nova) – Parnamirim

Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium) – Parnamirim

Areia Preta (Escadaria de Mãe Luiza) – Natal

Praia dos Artistas (Centro de Artesanato) – Natal

Praia do Meio (Quiosque 13) – Natal

Redinha (Rio Potengi) – Natal

Neste verão, o Idema monitora 51 pontos de praia – 18 a mais que ao longo do ano. Os trechos são distribuídos em toda a faixa costeira do estado, de Tibau, no Oeste potiguar, até Baía Formosa, no Litoral Sul.

A análise tem como base a quantidade de coliformes termotolerantes – também chamados de coliformes fecais – presentes na água, seguindo os critérios estabelecidos por uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que define os parâmetros para a classificação das águas próprias e impróprias para banho.

O boletim desta semana tem validade até a próxima quinta-feira (19), já que o novo boletim será emitido na sexta (20).

Esse monitoramento no RN integra o Programa Água Azul, que é desenvolvido em parceria entre o Idema, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern).

g1/RN/Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Comentários