Candidatos ao governo do RN encerram campanha com carreatas e caminhadas

henrique-x-robinson
A dois dias do segundo turno, os candidatos ao governo do Rio Grande do Norte estão com agenda cheia hoje (24), com carreatas e caminhadas em Natal e municípios vizinhos, entre eles Macaíba. Para garantir a eleição, Henrique Alves (PMDB) e Robinson Faria (PSD) buscam votos de pelo menos 609 mil eleitores que, no primeiro turno, votaram em branco, nulo ou em um dos outros três candidatos.
Henrique Alves venceu o primeiro turno, com 702,2 mil votos (47,3% dos votos válidos), enquanto Robinson Faria conquistou 623,6 mil votos (42%), uma diferença de apenas 78,6 mil votos. Dados do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte indicam que 391,5 mil eleitores não votaram no primeiro turno. Conforme a legislação eleitoral, eles estão aptos a votar no segundo turno.
Apesar das carreatas e caminhadas dos candidatos, há pouca movimentação de eleitores e cabos eleitorais em Natal. Quase não se percebe o clima de disputa eleitoral no centro da capital, município de São Gonçalo do Amarante e bairros do Alecrim e de Ponta Negra. No domingo (26), 2,3 milhões de eleitores votarão em 6.961 seções eleitorais, distribuídas por 167 municípios. Os dois candidatos são formados em direito e têm longa experiência política.
Potiguar, de 55 anos, Robinson Faria foi deputado estadual por seis mandatos. Elegeu-se vice-governador em 2010, rompendo com a administração oito meses após a posse. Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, carioca, 65 anos, cumpre seu 11º mandato consecutivo como deputado federal.
O eleito substituirá a governadora Rosalba Ciarlini, que ocupa o cargo desde 2010. O Rio Grande do Norte tem 3,4 milhões de habitantes. Como o estado não participa do horário de verão, a eleição começará às 9h, no horário de Brasília (8h no horário local). Os resultados de governador começam a ser divulgados às 17h30.

Comentários