AFASTADO DO CARGO, IBANEIS DIZ QUE RESPEITA DECISÃO DE MORAES: “FÉ NAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS”

 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse que respeita a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que afastou o emedebista do cargo por 90 dias.

Em nota divulgada na tarde desta segunda-feira (9/1), Ibaneis disse que reitera a “fé na Justiça e nas instituições democráticas”. “Vamos aguardar com serenidade a decisão sobre as responsabilidades nos lamentáveis fatos que ocorreram em nossa capital”, afirmou.

Ibaneis disse que agiu “com rigor de forma a proteger não apenas o patrimônio, mas a honra do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, como na tentativa de invasão de maio de 2020, quando várias pessoas foram presas”.

O governador afastado afirmou confiar que a apuração das responsabilidades sobre os atos terroristas ocorridos no dia 8 de janeiro, com invasão do Congresso, STF e Palácio do Planalto, vai esclarecer o papel de cada um dos agentes públicos. Ele afirmou que as apurações vão provar que houve “inteira disposição” do GDF para evitar todo e qualquer ato que atentasse contra o patrimônio da capital, “jamais esperando que a situação atingisse o ponto a que, infelizmente, assistimos”.

“Além do mais, veemente repudio às cenas de barbarismo amplamente divulgadas. Necessário se faz buscar, sim, a responsabilidade de toda a rede que possa existir de financiamento de atos antidemocráticos, por óbvio, o devido processo legal”.

Leia a nota na íntegra:

“Diante do grave episódio de invasão das sedes dos três poderes da República neste domingo e das providências já adotadas pelo Executivo Federal e Judiciário, venho a público reafirmar e minha inabalável defesa e crença nas instituições, no Estado de Direito Democrático, na observância das leis e da Constituição, princípios que forjaram a minha carreira de advogado e homem público.

Confio que ao curso da apuração de responsabilidades será devidamente esclarecido o papel de cada um dos agentes públicos, bem como a inteira disposição do Governo do Distrito Federal no sentido de evitar todo e qualquer ato que atentasse contra o patrimônio público de nossa Capital, jamais esperando que a situação atingisse o ponto a que, infelizmente, assistimos.

Além do mais veemente repúdio às cenas de barbarismo amplamente divulgadas, necessário se faz buscar, sim, a responsabilização de toda a rede que possa existir de financiamento de atos antidemocráticos, observando-se, por óbvio, o devido processo legal.

Reitero a minha inteira solidariedade aos presidentes e integrantes dos Poderes constituídos, na certeza de que sairá a democracia fortalecida perante aos olhos do mundo, do povo do Distrito Federal e de todo o Brasil.

Em outros momentos graves, agi com rigor de forma a proteger não apenas o patrimônio, mas a honra do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, como na tentativa de invasão de maio de 2020, quando várias pessoas foram presas.

Respeito a decisão do Ministro Alexandre de Moraes, mas reitero minha fé na Justiça e nas instituições democráticas. Vou aguardar com serenidade a decisão sobre as responsabilidades nos lamentáveis fatos que ocorreram em nossa capital.”

Metrópoles

Comentários