População de Porto do Mangue comemora impeachment do prefeito Sael Melo

 

A votação terminou com 8 votos favoráveis para o impeachment e 1 contrário (Foto: Reprodução/TCM)

A população de Porto do Mangue comemorou o impeachment do prefeito do Sael Melo (MDB), aprovado nesta quinta-feira, 26, pela Câmara Municipal. A votação terminou com 8 votos favoráveis para o impeachment e 1 contrário.

Com a decisão, o vice-prefeito Francisco Faustino (Pros) assumiu a chefia do Executivo Municipal.

O pedido de impeachment havia sido protocolado pela população na Casa Legislativa em outubro do ano passado, após um protesto por conta do retorno de Sael ao cargo – ele havia sido afastado após uma operação do Ministério Público do RN (MPRN) para investigação em fraudes na prefeitura.

Histórico

Sael foi afastado da chefia do Executivo municipal em junho de 2021, há mais de um ano, após a Operação Terceiro Mandamento, deflagrada pelo Ministério Público do RN, que apurava fraudes em contratos da prefeitura.

Em fevereiro de 2022, a Justiça prorrogou o período de afastamento e Sael voltou ao cargo no dia 10 de outubro após nova decisão judicial, da comarca de Areia Branca.

População em protesto pró-impeachment (Foto: Blog Guamaré em Dia)

Dias depois, moradores da cidade fizeram um protesto e participaram da sessão da Câmara Municipal, protocolando um pedido formal de impeachment, que foi analisado e aceito pelos vereadores.

Fraude em contratos

As investigações do Ministério Público apontam que uma empresa do ramo de comércio de materiais de construção estaria sendo utilizada pelo prefeito, pelo gerente contábil e por outras pessoas para o cometimento de fraudes.

Desde 2018 essa única empresa foi contratada ao menos oito vezes pela prefeitura de Porto do Mangue, recebendo R$ 2,3 milhões em contratos públicos firmados.

Ainda segundo o MPRN, as suspeitas de fraudes ganharam força quando se observou o local onde funcionava o estabelecimento da empresa: uma casa simples com um improvisado letreiro “Material de Construção Deus é amor”.

Com informações Inter TV Costa Branca

Comentários